sábado, 14 de novembro de 2009

Metabolismo



Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem no interior das células e que são importantíssimas a manutenção da vida.
Tudo que comemos é "quebrado", dividido em partículas menores.Estas partículas nos servem para nutrir o nosso organismo, ou seja, o alimento que ingerimos é quebrado em partículas e moléculas cada vez menores e estas são utilizadas por nosso corpo para fazer novas substâncias que integrarão partes importantes do nosso corpo. Mas para que estas e outras reações aconteçam é necessário ENERGIA!!! No final a energia é utilizada(gasta)pelo metabolismo e também por ele fabricado.
Nosso corpo estoca energia na forma de uma molécula conhecida por ATP.Esta molécula nos serve como uma reserva de energia que quando precisamos nosso organismo a "metaboliza" liberando-a. Essa energia é convertida de energia química à energia mecânica por exemplo, quando precisamos falar, mastigar ou correr. Além dessas atividades que nos é muito importante, existem ainda atividades vitais, ou seja, aquelas sem as quais o nosso organismo nâo sobreviveria como, por exemplo, o cérebro e todo o nosso sistema nervoso central e o coração. A falta de energia para o nosso organismo, dependendo do tempo decorrido, pode gerar desde pequenos desmaios e vertigens até mesmo à morte.

Um comentário:

  1. Franciele,fiquei muito feliz em saber que há várias professoras de Barra criando blogs educativos. Desde os 2 anos morei em BP. Sempre estudei no Medianeira, minha tia (Alice) é professora aposentada (Joaquim/Nilo), assim como tio e mãe. Hoje sou advogada em Volta Redonda moro em BM, mas parte de meu coração está aí.Parabéns e perseverança. (feixedeluzdireito.blogspot.com)

    ResponderExcluir